Sinopse
    
      A Escrituras Editora lança mais um volume da coleção . O nº 23  da coleção tem como temas palavra/ação, realidade/percepção,  matematica/informação, narrativas/ensino e conhecimento tácito.  Neste volume são reunidos duas dezenas de ensaios referentes às relações entre a  palavra e a ação na construção do conhecimento. As diversas temáticas entrelaçam-se  multiplamente, constituindo um tecido conceitual atual e abrangente no territorio  intermediário entre a epistemologia e a didática. O ponto de partida -e mote  fundamental -e a própria fecundidade da palavra ação, semente da articulação entre a  efetividade do fazer e a consciência das motivações que somente o exercício da  linguagem propicia.  Todos os ensaios foram apresentados oralmente nos Seminários Abertos de Pós-Graduação, realizados na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo desde  1998. O Grupo de Estudos de Epistemologia e Didática reúne interessados nas temáticas   e  promovendo semanalmente um seminário com o sentido mais radical do termo.Cada um dos ensaios apresentados tem vida própria e autoria bem definida. A exposição oral nos seminários, no entanto, provoca uma fecundação cruzada, uma  mútua alimentação entre cada par de participantes, resultando daí uma contribuição  real de todos os membros do grupo, com a imensa diversidade de suas idéias e de seus  interesses, para que a expressão final ganhe forma.