Sinopse
, organizado pela pesquisadora Glaucia Muniz Proença Lara (FALE/UFMG), traz a público um amplo painel das possibilidades e contribuições teóricas e aplicadas dos estudos sobre o texto/discurso. Trata-se do primeiro de uma obra em dois volumes sobre um assunto que vem crescentemente atraindo o interesse de lingüistas, educadores, especialistas em comunicação e demais profissionais interessados em questões de linguagem. A obra possui três vertentes que se complementam. A primeira aborda preocupações mais teóricas e temas como a paródia; a construção do sentido; os gêneros transgressivos; a conceituação de texto, hipertexto e contexto; o enfoque da linguagem como espaço de apreensão do mundo; as estratégias de organização do discurso. Já a segunda linha - crítica - enfoca o livro didático; as funções do texto em sala de aula: o ensino da Língua Portuguesa na instituição escolar brasileira nos primeiros anos da República. E, por último, os artigos voltados para a análise do discurso especificamente na sala de aula: as redações de vestibulandos, sua capacidade de produzir textos e os estereótipos presentes em sua produção escrita; a competência de articulação dos constituintes discursivos; o comportamento enunciativo de professores e discentes em sala de aula.