Não deixe seus livros parados na estante. Troque seus livros com 200 mil leitores. Participe!

CADASTRE-SE

LITERATURA E CURA: OFICINA DE LEITURA COMO INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

Sonia Saj Porcacchia
(0) votos | (0) comentários

Sinopse
Ler nos dias de hoje é uma necessidade essencial do homem, que se inicia nas primeiras relações mãe-bebê, fazendo parte do processo de humanização e de sobrevivência. Nesse sentido, a literatura oferece ao leitor ou ouvinte a forma do humano, levando-o a compreender melhor a si e ao seu mundo, uma vez que as histórias permitem à criança encontrar palavras para nomear, dar forma e significar a massa indiferenciada e excitante do fluxo vivido; palavras que nomeando as coisas do mundo o tornam habitável. Michèlet Petit conta que, na França, as crianças que ouvem histórias, lidas por sua mãe, todas as noites, têm o dobro de possibilidade de se tornarem grandes leitores, em comparação àquelas que não passam por essa experiência. Assim, a leitura coloca o pensamento em movimento, relança uma atividade de simbolização, de construção de sentido, e permite que o sujeito possa se abrir para a fantasia e para o mundo imaginário. A importância de ver um adulto ler com paixão faz parte do relato dos leitores e, assim, alguém pode dedicar-se à leitura porque viu um parente ou um adulto que lhe inspira afeto submergir nos livros. Ademais, a autora também sugere que a leitura tem uma função reparadora, uma vez que "uma obra é capaz, literalmente, de nutrir a vida". E o que podemos pensar daquelas crianças que vivem situações não facilitadoras para a aprendizagem da leitura e da escrita, como, por exemplo, a pobreza extrema, a desintegração familiar, o analfabetismo dos pais, as experiências desastrosas na escola e a má preparação dos professores? Será possível pensar em algo que possa favorecer a aprendizagem e o gosto pela leitura? Este livro pretende oferecer algumas respostas a essas questões. Sabemos que a leitura de histórias tem uma função lúdica e criativa e estabelece-se como atividade prazerosa, permitindo um importante momento de aprendizagem. Com essa atividade, as crianças aprendem que as palavras podem criar mundos imaginários para além do aqui e agora e, ao mesmo tempo, que a linguagem dos livros tem suas próprias convenções. Nesse sentido, a literatura organiza a nossa experiência quando apresenta um universo ordenado, ficcional, que nos permite expressar, verbalizar as nossas emoções, sensações e vivências que não conseguíamos nomear.

Categoria
Editora Appris
ISBN-13 9788547303228
ISBN 8547303227
Edição 1 / 2016
Idioma Português
Páginas 169
Estante 0  0  0   0
Sua estante
6% chance de ser solicitado

CADASTRE-SE


AVALIAÇÃO DO LEITOR
Já leu o livro? Comente!

Quero comentar sobre este livro