Sinopse
Em tempos de grande competitividade dos mercados globais, onde as questões de ligadas à aquisição de bens e serviços disputam espaço com a qualidade e atendimento às necessidades dos clientes, aliadas à imperativa necessidade de minimizar custos e melhorar a eficiência operacional, a logística aparece como elemento de apoio para o complexo planejamento empresarial do Setor Elétrico Brasileiro - SEB, em especial do setor de Distribuição de energia elétrica,, que é responsável pela "entrega da energia" aos consumidores e "porta de entrada" da receita do SEB.Não obstante ao fato de as concessionárias de energia elétrica não serem concorrentes entre si, devido ao modelo de operação por áreas de concessão, combinado com as privatizações iniciadas em 1995, o presente estudo tem por objetivo apresentar a logística com elemento estratégico de (1) entendimento do processo de produção, transporte e consumo de energia elétrica e (2) distribuição dos materiais e equipamentos estratégicos aplicados no sistema elétrico.Importante salientar que o aumento da rentabilidade das concessionárias de energia elétrica não tem um impacto direto no custo da tarifa aplicada, mas permite que as empresas mantenham-se sólidas, operativas e sustentáveis.