Não deixe seus livros parados na estante. Troque seus livros com 200 mil leitores. Participe!

CADASTRE-SE

LUGARES DA EXCLUSÃO SOCIAL: UM DISPOSITIVO DE DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA

Stephen R. Stoer , Antonio M. Magalhaes , David Rodrigues
(0) votos | (0) comentários

Sinopse
A exclusão social e a ‘inivisibilidade’ das pessoas e dos grupos ignorados, ou marginais, nos diferentes países do mundo tornou-se uma questão central cujas causas e implicações são amplamente discutidas. Alguns modelos teóricos - dimanados de diferentes disciplinas como a medicina, a psicologia, a sociologia, a economia - procuram ‘explicar’ as razões da exclusão social através da identificação ‘disciplinar’ destes; outros centram-se em saber como é que os sistemas produzem exclusão através da normalização de certas características dos indivíduos e grupos. Recentemente, a questão da exclusão social tem sido o objecto de investigação levado a cabo pelos próprios ‘excluídos’. Este livro aborda a problemática da exclusão social através da análise do par simbiótico exclusão social/inclusão social. A sua preocupação central consiste na problematização desse par conceptual em diferentes contextos (sociais, culturais e educationais aos níveis local, nacional e supranacional) através de uma análise dos lugares - corpo, trabalho, cidadania, identidade e território - sobre os quais a exclusão social/inclusão social tem efectivos impactos. Assim, desenvolve-se, de forma indutiva, uma abordagem das teorias sobre a exclusão social (e, é claro, da inclusão social) através do estudo dos seus efeitos reais sobre os indivíduos, grupos e sociedade com base nos três paradigmas socioculturais, quer dizer, o das sociedades tradicionais, o das sociedades modernas e o das emergentes sociedades pós-modernas.

Categoria
Editora Cortez
ISBN-13 9788524910616
ISBN 8524910615
Edição 1 / 2004
Idioma Português
Páginas 150
Estante 0  0  0   0
Sua estante
11% chance de ser solicitado

CADASTRE-SE


AVALIAÇÃO DO LEITOR
Já leu o livro? Comente!

Quero comentar sobre este livro