MARKETING POLÍTICO: TÉCNICAS E GESTÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO
Edmundo Brandao Dantas
(0) votos | (0) comentários
Sinopse
Este livro, como afirma o próprio autor, não pode ser considerado totalmente científico, embora as técnicas nele apresentadas tenham sido testadas e atestadas cientificamente por profissionais de marketing, em diversas partes do mundo. Ostenta alguma carga de subjetividade, quando o autor expõe, como cidadão e eleitor, avesso à política, mas não despolitizado nem apolítico, os seus descontentamentos com os maus políticos do nosso país. Ele que não tem qualquer receio em criticar essas pessoas e o faz em diversas partes do livro. Torna-se, ao mesmo tempo, um livro prescritivo, quando o autor compartilha com os leitores todo o ferramental de marketing e o modo como pode ser aplicado à política.
A obra, portanto, tem uma vertente crítica, quando seu autor analisa, com base em suas opiniões pessoais respaldadas por livros e notícias publicadas diariamente na mídia, a política que chama de "tupiniquim", e uma vertente técnica, quando transmite aos leitores as técnicas de marketing que podem ser aplicadas à política.
O autor faz questão de frisar que seu livro é direcionado para os poucos políticos honestos que militam em diversos níveis da política do Brasil. Essas pessoas, segundo ele, "são pessoas abnegadas que não se deixam envolver pelos feitiços do poder e honram os compromissos que assumiram com seus eleitores. Mas, infelizmente, são uma minoria e disso tenho plena consciência. No dia em que resolvi aceitar a idéia de escrever este livro, pensei nessa minoria".
Texto de consulta para profissionais de marketing político, assessores de políticos, assessores parlamentares e políticos. Leitura complementar para a disciplina Marketing Político, de cursos de especialização em marketing e Ciência Política. Recomendado também para publicitários, jornalistas e relações públicas.