Sinopse
A obra apresenta o contexto sócio-histórico (ética, visão de mundo, prática sócio-religiosa) do vaishnavismo, abarcando o período ortodoxo brahmânico na Índia antiga, o domínio heterodoxo budista e o renascimento da ortodoxia através dos gurus que lutaram filosoficamente para reafirmar a autoridade dos Vedas, a sacralidade do sânscrito e o status do intelectual brahmânico.Nesse contexto, o vaishnavismo foi gradualmente moldado por intelectuais renunciantes e carismáticos que acreditavam em uma prática religiosa capaz de conceder, ao mesmo tempo, libertação da alma e amor por um deus transcendente. Esses intelectuais absorveram toda uma tradição milenar indiana que afirmava (e afirma) a centralidade da ética brahmânica, independente do contexto social , seja na Índia dos magos, na Índia dos impérios, ou mesmo na Índia dominada por islâmicos iconoclastas; nada e ninguém conseguiu retirar da sociedade a posição daquele que miticamente representa os Deuses. Essa consagrada tradição, juntamente com inúmeros fatores sociais, permitiu a ascensão do culto bhakti-yoga, o qual se popularizou por muitas regiões indianas principalmente sob a guia do filósofo e místico Caitanya rompendo com o sistema de castas e sua doutrina do nascimento, mantendo, contudo, a ética brahmânica.