Não deixe seus livros parados na estante. Troque seus livros com 200 mil leitores. Participe!

CADASTRE-SE

MENINO NÃO DANÇA E MENINA NÃO LUTA: REFLEXÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Paulo Severino Da Silva
(0) votos | (0) comentários

Sinopse
Menino não dança e menina não luta: reflexões sobre a participação nas atividades da educação física escolar é fruto de uma pesquisa que teve como propósito realizar um diagnóstico das práticas corporais desenvolvidas dentro e fora das aulas de Educação Física e que influenciam na constituição da identidade de gênero, com vistas a identificar como as relações de gênero podem contribuir para a participação ou não nas aulas de Educação Física e, a partir disso, propor uma prática de ensino não sexista e que propicie o trabalho com os conteúdos, estimulando a participação. Como resultado da pesquisa com os alunos, observa-se que as capacidades e habilidades físicas são utilizadas como justificativas para determinar as diferenças entre os gêneros e que, por sua vez, influenciam na forma de participação dos discentes. Embora haja a inclusão e aceitação dos alunos e alunas nas aulas, percebe-se também que existe a presença de estereótipos que delimitam o espaço de gênero dentro das atividades físicas. Contudo, foi possível chegar a uma prática de ensino não sexista, que aconteceu por meio de um processo reflexivo, culminando em ações que pudessem ajudar a repensar a prática corporal. A necessidade de mudanças na prática de ensino está apoiada na importância de romper com as antigas práticas, que foram pensadas para formar cidadãos de outrora, em que os preceitos e valores sociais visavam o ensino separatista, com formações específicas para cada sexo. É possível perceber que, mesmo que os conceitos e abordagens nas aulas possam passar por evolução, a mudança demora um tempo para acontecer. Em alguns casos, essas mudanças podem perpassar até mesmo algumas décadas. Com isso, ao realizar a reflexão a partir da própria prática, tanto professor como os alunos e alunas puderam entender como as relações de gênero podem influenciar na participação nas aulas de Educação Física. A leitura desta obra é necessária para os que se propõe a um ensino inclusivo e não sexista, contribuindo na desconstrução de estereótipos.

Categoria
Editora Appris
ISBN-13 9786558208846
ISBN 6558208849
Edição 1 / 2021
Idioma Português
Páginas 111
Estante 0  0  0   0
Sua estante
6% chance de ser solicitado

CADASTRE-SE


AVALIAÇÃO DO LEITOR
Já leu o livro? Comente!

Quero comentar sobre este livro