Sinopse
Costuma-se partir do pressuposto de que toda e qualquer análise na área educacional deva considerar os aspectos sociais, políticos e culturais. Sendo assim, assiste-se nos últimos anos a uma transição da sociedade industrial para uma sociedade inovadora, uma sociedade da informação e do conhecimento, que se caracteriza pela globalização ligada às mudanças tecnológicas e na qual a cultura digital é imperante. Tais transformações têm influenciado direta e indiretamente tanto as políticas quanto as práticas educativas. As discussões acerca dessas questões justificam a organização deste livro e convidam os professores a repensarem sobre suas práticas educativas. No entanto, os textos reunidos neste livro não apresentam um manual de como trabalhar com as metodologias ativas no contexto da sala de aula, mas dão conta de que a aprendizagem seja um planejamento metodológico, que se distingue da tradicional aquisição de meros conteúdos curriculares previamente selecionados. As metodologias ativas são vistas como um processo de interação entre professor-aluno, aluno-aluno e material de ensino, o que torna eficaz o envolvimento de todos no processo de ensino e aprendizagem.
Assim, resta desejar boa leitura!