Não deixe seus livros parados na estante. Troque seus livros com 200 mil leitores. Participe!

CADASTRE-SE

MODOS DE LEMBRAR E CONTAR: REVISITANDO AS MEMÓRIAS ESCOLARES DE VILHENA/RO (1960-1980)

Helen Arantes Martins
(0) votos | (0) comentários

Sinopse
A autora foi buscar a constituição da história da educação de Vilhena em entrevistas realizadas com ex-professores e ex-alunos que viveram a dinâmica do período delineado e que, hoje, narram as experiências individuais e coletivas daqueles que regeram os fatos e podem nos apresentar uma visão do acontecido escolar da região. A pesquisadora recolheu relatos e percebemos uma educação institucionalizada na precariedade e no abandono. Assim, podemos dizer que a implementação da educação estava diretamente ligada ao pleno processo de colonização e desenvolvimento da cidade de Vilhena, sendo a escola a principal referência de formação para a sociedade. A pesquisa concluída e desvelada parcialmente neste livro permite-nos compreender e defender a educação como uma prática social fundamental na (re)construção da identidade sociocultural de um coletivo e dos sujeitos históricos de diferentes idades que o compõem. A autora nos provoca a olhar os diferentes modos de fazer “educação” e as diversas maneiras de representação da educação constituída na cultura escolar de Vilhena no período de 1960 a 1980.

Categoria
Editora Appris
ISBN-13 9786525006833
ISBN 652500683X
Edição 1 / 2021
Idioma Português
Páginas 169
Estante 0  0  0   0
Sua estante
6% chance de ser solicitado

CADASTRE-SE


AVALIAÇÃO DO LEITOR
Já leu o livro? Comente!

Quero comentar sobre este livro