Sinopse
Na era de globalização em que vivemos são fortes as pressões que se exercem sobre a escola, quer no sentido de a tomar mais competitiva no que respeita a qualidade do serviço prestado, quer tomando-a mais humanizada e inclusiva, a fim de que da sua ação resulte uma major democratização social. No entanto, numa sociedade problemática e complexa como aquela em que vivemos, a mudança não se concretiza facilmente, como o revela o que se tem passado em vários sistemas educativos. Como responde a educação escolar as pressões e paradoxos criados pela globalização? A convivência entre práticas e estruturas que persistem, apesar de desajustadas, e as várias inovações que procuram responder as novas necessidades tem originado tensões, resistências e dilemas que perturbam e obscurecem o sentido da mudança, dificultando a gestão deste processo. No que respeita ao currículo, a transição para a nova era tem também implicações significativas que importa analisar, nomeadamente no que se refere ao papel da escola e do professor. Compreender o sentido e alcance das mudanças que em diferentes países, e também em Portugal, foram introduzidas (ou apenas ensaiadas) e o principal objetivo desta obra que, articulando resultados de investigação e saberes experienciais e reflexivos de áreas afins, procura perspectivá-las.