Sinopse
Excelente olhar da publicidade em Cuba. Nada de apelo ao consumismo, e sim ao altruísmo, à solidariedade, à participação." - Frei Betto. Em novembro de 2016 o autor desembarcou na ilha para fotografar a Revolução Cubana por seus coloridos, chamativos e grandiosos outdoors (por lá, ainda não há publicidade comercial nas ruas). Poucos dias depois, o mundo recebia a notícia da morte de Fidel Castro. Guilherme compareceu ao velório, realizado na Plaza de la Revolución, em Havana, e testemunhou o luto nacional, decretado por 10 dias, além de percorrer de carro, ônibus e táxi o país em busca das placas de publicidade dedicadas aos feitos e heróis da Revolução. Retornou em 2017, para a complementação das fotos, finalizando o sonho de percorrer a ilha de ponta a ponta: andou por todas as províncias, cobrindo mais de 3.000 quilômetros. Este material fotográfico mostra que a simplicidade gráfica dos outdoors cubanos, sua beleza rudimentar, que resvala no estilo kitsch, se contrapõe à estética publicitária contemporânea do mundo capitalista, caracterizada por suas imagens sintéticas de tipografia sofisticada e diagramação de simetria milimétrica. As mais de 200 fotos inéditas são o resultado deste interesse obsessivo, porém amoroso pela iconografia deste socialismo tropical que foi e continua sendo, essencialmente, fidelista.