O COMPUTADOR NO ENSINO E A LIMITAÇÃO DA CONSCIÊNCIA
Jose Leon Crochik
(0) votos | (0) comentários
Sinopse
Este livro tem como objetivo analisar as propostas de uso do computador no ensino. Para refletir sobre esse tema, foi necessário um aparente afastamento das questões mais imediatamente relacionadas a ele, com o intuito de melhor refleti-lo. Neste sentido, buscou-se em correntes diversas da filosofia, da sociologia, da psicologia, as implicações políticas e psicológicas do uso de um instrumento falsamente considerado como neutro na educação. O referencial teórico para a análise foi o da teoria crítica e, em especial, o pensamento de Adorno, Horkheimer, Marcuse e Habermas. Como críticos da forma pela qual é utilizada a tecnologia em nossa sociedade, esses autores ajudam a entender como o computador no ensino representa a invasão da escola pela ideologia da racionalidade tecnológica, que a faz se aproximar das regras e da lógica da esfera do trabalho. A forma de pensamento representada pelo computador e a transformação que os conteúdos que são por ele transmitidos têm de sofrer fortalecem um tipo de consciência que percebe a realidade de forma técnica, sistêmica, limitando-a na percepção das contradições da realidade e na percepção dos conflitos psíquicos. As contradições e os conflitos são reduzidos a falhas individuais. Assim, a crítica às propostas de uso do computador no ensino é a crítica de uma visão que pretende que o avanço técnológico, por si e em si mesmo, liberte a sociedade de suas injustiças, sem perceber o quanto deixa de considerar, nesse avanço, o que nele é negado, que é inseparável daquela libertação: a consciência social e individual.