Sinopse
Observando o estranho desaparecimento da doutrina nas igrejas, Kevin Vanhoozer defende que a doutrina, longe de estar desvinculada da vida, serve à igreja o teatro do evangelho , dirigindo indivíduos e congregações à participação no drama daquilo que Deus está fazendo para tornar novas todas as coisas em Jesus Cristo e orientando seus membros no projeto de uma vida sábia para a glória de Deus. O autor procura convencer ministros e leigos igualmente a não desprezar a doutrina como algo irrelevante e busca motivar os teólogos a não negligenciar as necessidades da igreja. Seu objetivo é fazer o cordeiro pastoral deitar-se com o leão teológico. É refutar, de uma vez por todas, a dicotomia muito comum entre doutrina e vida real. A doutrina cristã nos orienta no caminho da verdade e da vida e, portanto, é nada menos que uma receita para a realidade.O drama da doutrina apresenta novas metáforas para a teologia (a dramaturgia), para as Escrituras (o roteiro), para a compreensão teológica (a atuação), para a igreja (a companhia de teatro) e para o pastor (o diretor).Prefácio........................................................................................... 11 Introdução O caminho da verdade; a matéria da vida..................... 19O cenário: a teologia e a virada linguístico-cultural......................... 19A tese: a abordagem canônico-linguística........................................ 33A visão: uma ortodoxia católico-evangélica ..................................... 42O enredo: uma breve sinopse........................................................... 47PRIMEIRA PARTE: O DRAMA ...................................................................511 O evangelho como teodrama: voz e ator divinos.................................. 53Entradas, êxodos e a economia do evangelho .................................. 54Teodrama: a fala e a ação de Deus................................................... 602 A teologia no teodrama: voz e ator humanos....................................... 73Teologia teodramática: discurso e ação humanos............................. 73A missão da teologia e as missões trinitárias ................................... 753 A natureza da doutrina: uma proposta dramática ................................ 92Conhecer a Deus verdadeiramente: o que Londres e a Broadwaytêm a dizer a Jerusalém.................................................................... 93As naturezas da doutrina: proposições, poemas e práticas ............... 98A doutrina como direção teodramática ......................................... 115SEGUNDA PARTE: O ROTEIRO.............................................................1294 Palavra e igreja: o cânon como documento da aliança........................ 131A experiência da estrada de Gaza: segundo as Escrituras......... 132Por que voltar-se para o cânon? Problemas e possibilidades.......... 136SumárioO_drama_doutrina.indd 7 2/15/16 3:16 PM8 O drama da doutrinaO cânon como aliança: como as Escrituras constituem a igreja..... 149O cânon como critério: por que as Escrituras controlam............... 1575 As Escrituras e a tradição: dois (ou mais) tipos de interpretação da encenação...................................................................................... 167As Escrituras tornam-se tradição: eclesiologia comoteologia primeira?.......................................................................... 170Encenação II: autoria e direção pela comunidade interpretativa.... 181A encenação trina: o discurso canônico divino .............................. 193Encenação I: a comunidade interpretativa responde e atua ........... 1966 Jesus, o Espírito e a igreja: as Escrituras e a tradição da perspectiva teodramática.................................................................... 203Uma hermenêutica da recepção pneumática: a igreja comoencenação do Espírito?.................................................................. 205Commissio: o cânon e a autoridade profética de Jesus Cristo ......... 209Discernindo a tradição dinamizada pelo Espírito: a igrejacomo história dos efeitos canônicos............................................... 215O padrão da autoridade eclesial: a regra de fé canônica................. 2197 A obra do Espírito nas práticas do cânon .......................................... 227Práticas literárias: gêneros como tipos de ação social..................... 228Práticas canônicas e formas de vida na aliança .............................. 232Práticas canônicas, práticas de Jesus: Escrituras, leiturafigurada e oração............................................................................ 236O cânon como prática dinamizada pelo Espírito........................... 242A prática do sola Scriptura e o papel da tradição: o cânoncomo critério sapiencial ................................................................. 247TERCEIRA PARTE: O DRAMATURGISTA ...........................................2558 Teologia como dramaturgismo .......................................................... 259Apresentando o dramaturgista ...................................................... 260O teólogo como dramaturgista...................................................... 262Fidelidade como adequação dramática .......................................... 2729 A abordagem canônico-linguística (primeira parte): scientia.............. 280Uma teologia pós-propositivista .................................................... 280Uma teologia pós-conservadora .................................................... 292Uma teologia pós-fundacionalista ................................................. 30710 A abordagem canônico-linguística (segunda parte): sapientia............ 322Uma teologia prosaica ................................................................... 323Uma teologia fronética .................................................................. 339Uma teologia profética .................................................................. 370O_drama_doutrina.indd 8 2/15/16 3:16 PMSumário 9QUARTA PARTE: A ENCENAÇÃO .......................................................... 37511 Doutrina, papel, vocação: os atores se preparam ................................ 377Teatro de identidade: seleção de elenco, representação,ser você mesmo.............................................................................. 378O método: da personagem à formação espiritual ........................ 383Da doutrina à identidade: expiação e união com Cristo ................ 394A vocação do discípulo: ser real ..................................................... 40812 A doutrina e a igreja: a companhia teatral do evangelho.................... 413A igreja como teatro: o espaço vazio.............................................. 415Um teatro de palavra e sacramento: encenando o Corpus Christi... 421Uma comunidade de intérpretes de época: o teatro interativocomo communio.............................................................................. 427Encenando a expiação: um teatro de martírio ............................... 440Por uma teologia amadora: atuação em parábolas.......................... 455 Conclusão: credos, confissões e o pastor/diretor: doutrina e teologia no teatro da ação congregacional ....................................................... 460Dirigindo a companhia: a teologia pastoral ................................... 460Teatro de obra-prima: a teologia dos credos.................................. 463Teatro regional: a teologia confessional ......................................... 464Teatro local: a teologia congregacional .......................................... 467Bibliografia................................................................................... 473Índice de nomes ........................................................................... 489Índice remissivo ........................................................................... 495Índice de passagens bíblicas......................................................... 505