Não deixe seus livros parados na estante. Troque seus livros com 200 mil leitores. Participe!

CADASTRE-SE

O DUETO LEITURA E LITERATURA: NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Jucara Benvenuti
(0) votos | (0) comentários

Sinopse
Tomando por embasamento teórico de seus estudos a educação popular de Paulo Freire, a teoria crítica do currículo de Gimeno Sacristán, estudiosos de literatura e letramento, como Wolfgang Iser, André Jolles, Shirley Brice Heath, Brian Street, Rildo Cosson, entre outros, a autora fundamenta a importância de aproximar o ensino de literatura da realidade dos alunos da EJA para despertar-lhes o prazer da leitura. Como docente da EJA, Ensino Médio, ela relata seus próprios procedimentos didáticos em literatura, com base nos quais constitui uma interessante proposta para o EJA e o Ensino Médio.: um direito à leitura do mundoMovimentos internacionais: metas acessíveis?As metas assumidasA fundamentação em Paulo FreireElementos imprescindíveis para uma prática transformadoraA pesquisa de FreireA escolha dos métodos educativos e diretrizes de trabalhoA literatura na educaçãoA contribuição do leitorOs elementos constitutivos do texto literárioA intencionalidade do texto versus a intenção do autorTexto literário: intencional ou espontâneo?A trajetória da educação brasileira e as políticas de EJAPrimeiro sistema de ensino público no BrasilPor que as iniciativas nacionais desenvolvidas não tiveram continuidade?As especificidades previstas nos documentos nacionaisSobre a construção de um currículo para EJAO dueto jovens e adultosA construção de um conceitoTipos de currículoO currículo para SacristánA teoria crítica do currículoLetramento na EJAEventos e práticas de letramentoO binômio do letramento: autônomo e ideológicoLetramento literárioSistematização do processo de leituraSequência básica do processo de leituraSequência expandidaBenefícios no processo de letramentoA experiência com leituras e literaturaA conquista dos leitoresUm lugar para a literaturaOs alunos participam da construção de seu conhecimentoAnálise crítica do processoPrimeiros avanços dos alunosOs alunos como sujeitos na busca do conhecimentoAtividade integrada de língua, literatura e músicaÊnfase na atividade oralTranscrições das narrativasValorização da oralidadeReflexões sobre os resultados da experiênciaUma proposta de leitura em literaturaPrincípios e referenciaisEnsino e demanda socialPrimeira unidade/primeiro semestreSegunda unidade/segundo semestreTerceira unidade/ terceiro semestre

Categoria
Editora Mediação
ISBN-13 9788577060832
ISBN 8577060837
Edição 1 / 2012
Idioma Português
Páginas 192
Estante 0  0  0   0
Sua estante
5% chance de ser solicitado

CADASTRE-SE


AVALIAÇÃO DO LEITOR
Já leu o livro? Comente!

Quero comentar sobre este livro