Não deixe seus livros parados na estante. Troque seus livros com 200 mil leitores. Participe!

CADASTRE-SE

O ENSINO DA LÍNGUA: UM PROCESSO DISCURSIVO

Claudia Raimundo Reyes , Dulce Masiero Piccolli
(0) votos | (0) comentários

Sinopse
O presente livro é fruto de uma longa trajetória em pesquisas sobre os processos de apropriação da língua e de práticas em sala de aula. Tem como eixo condutor as concepções de linguagem, língua e seu ensino, articuladas ao desenvolvimento de formas de trabalho pedagógico. O objetivo é que futuros docentes compreendam a amplitude social da linguagem, a fim de promover em sala de aula o acesso à norma padrão, respeitando a linguagem do educando. Para isso adotamos uma trajetória com início nas principais ideias de três estudiosos da linguagem do século XX (Saussure, Chomsky e Bakhtin), na psicologia histórico-cultural com Vygostsky e Luria e na educação conscientizadora com Freire. Para fornecer instrumentos para que os educandos interajam adequadamente em diversas situações sociais, destacamos o trabalho com os diferentes gêneros em sala de aula. Apresentamos textos escritos por crianças, indicando um caminho para se (re)pensar o processo avaliativo, reconhecendo que a intencionalidade do professor é fundamental para o sucesso do aprendizado do educando. Finalmente, mostramos que há novos olhares para a produção de texto na sala de aula, tratando a coesão e coerência textuais, indicando caminhos para que os educandos possam chegar ao final dos anos iniciais do Ensino Fundamental capazes de escrever com maior qualidade.

Categoria
Editora Edufscar
ISBN-13 9788576002369
ISBN 8576002361
Edição 1 / 2011
Idioma Português
Páginas 141
Estante 0  0  0   0
Sua estante
5% chance de ser solicitado

CADASTRE-SE


AVALIAÇÃO DO LEITOR
Já leu o livro? Comente!

Quero comentar sobre este livro