O PROFESSOR DE 1º GRAU: TRABALHO E FORMAÇÃO
Jose Cerchi Fusari
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Sinopse
O presente estudo tem por objetivo subsidiar a execução da política nacional para a educação básica e, conseqüentemente, as unidades federadas envolvidas no programa de educação básica na Região Nordeste, sobretudo nos aspectos referentes à questão do professor. Este estudo não pretende exaurir a discussão da problemática da educação no Nordeste, porquanto ela reflete aspectos sociais, econômicos e políticos bastante amplos. Da mesma forma, não pretende originalidade, uma vez que seu conteúdo não foi desenvolvido a partir de dados primários, mas a partir de estudos já realizados, nem tem a intenção de ditar normas e diretrizes, ou impor modelos aos estados, que se encontram preparados para abordar a problemática do ensino com competência e segurança. Com o objetivo de assegurar a necessária visão de conjunto da realidade brasileira, foram usadas tabelas que incluem dados referentes à situação da educação no Brasil como um todo e referentes à situação de São Paulo, estado mais desenvolvido do país, como forma de evidenciar as contradições existentes da realidade nacional.