O PROFESSOR SOCIOINTERACIONISTA E A INCLUSÃO ESCOLAR
Bruno Carneiro Lira
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Sinopse
A obra é a tentativa de esclarecimento da nossa prática educacional que tem suas raízes na evolução da tradição pedagógica e leva em consideração os diversos fatores históricos que condicionaram a atual realidade educativa brasileira. Adota como referencial principal as orientações de Vygotsky, que vê no professor o mediador entre o aluno e o acervo de conhecimentos de que hoje dispomos, inclusive pelo recurso aos poderosos meios eletrônicos, num contexto cultural mundializado. Nessa ótica, o autor analisa o novo perfil do docente, com base na sua experiência, e acentua o grande potencial inclusivo dessa pedagogia, numa escola para todos. De maneira clara e precisa o autor aborda os grandes temas da didática atual, como a formação continuada, a partir das novas tecnologias digitais, que, porém, não substituem o papel da docência no processo de aprendizagem, o tema da interdisciplinaridade em oposição à fragmentação do saber e o perfil do trabalho com turmas de jovens e adultos, aprofundando a didática e os projetos pedagógicos desta nova modalidade de ensino. Tudo isso faz da obra um instrumento acessível e prático de compreensão da função da escola na sociedade em nossos dias.