Sinopse
Em seu terceiro livro, o bósnio Aleksandar Hemom traz uma continuação da sua visão sobre a decadência do imigrante no mundo pós-moderno. A publicação foi escolhida pela revista "New Yorker" como a melhor ficção de 2008.
"O Projeto Lazarus" conta a história de Vladimir Brik, um escritor bósnio atormentado pela crise de identidade que a condição de imigrante lhe oferece. Desencantado tanto pelo seu país natal, como pelos Estados Unidos, o personagem se anima quando ganha uma bolsa que lhe permite financiar a pesquisa para escrever um livro sobre a saga de Lazarus Averbuch, um jovem imigrante judeu que fora assassinado pela polícia de Chicago, em 1908, por sua ligação suspeita com os anarquistas. A partir de então, o livro narra as duas histórias em paralelo, se alternando entre o cotidiano de Brik, em 2004, e a trajetória de Lazarus, em 1908.
Com a ironia refinada que as situações extremas permitem, o narrador permeia a obra de sarcasmo. Além disso, os leitores têm a oportunidade de apreciar belas imagens de Sarajevo feitas pelo fotógrafo Velibor Bozovic, que acompanham a obra.