ORÇAMENTO EMPRESARIAL: APRENDER FAZENDO
Ruy Lopes Cardoso
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Sinopse
A gestão empresarial requer esforço, dedicação e aplicação de conhecimentos de economia, contabilidade, finanças, mercados, comercialização e organização, ou seja, o que se estuda nos cursos de Economia, Administração de Empresas e Negócios. Entretanto, graças ao microcomputador e aos sistemas eletrônicos de cálculos - planilhas eletrônicas - podemos desenvolver uma integração rápida das informações exigidas na gestão empresarial, ao elaborarmos um plano financeiro para qualquer tipo de negócio, com relativa facilidade.
Diante dessas assertivas foi elaborado este livro, que está organizado em quatro partes. A Parte I, composta de três capítulos, apresenta a necessidade de planejar o negócio e a organização, tanto para aumentar a eficiência do trabalho na empresa, como para integrá-la ao setor de atividade e à economia do país.
Os Capítulos 4 ao 23, que integram a Parte II, mostram a organização do trabalho de orçamento, com o uso de planilhas eletrônicas, utilizando o programa Excel® versão 2007. A Parte III - Alterações de cenários e de variáveis - é dedicada aos professores e leitores que desejam variar o exercício básico ou adaptá-lo ao seu negócio, enquanto a Parte IV apresenta algumas orientações para um bom uso do programa Excel.