OTORRINOLARINGOLOGIA E ENVELHECIMENTO
Alberto Saraiva
(0) votos | (0) comentários
Sinopse
O aumento da esperança média de vida e a tendência de envelhecimento, que se verificam de uma forma consistente na população portuguesa, tornam inevitável uma cada vez maior atenção a este grupo populacional.
A consciência desta situação levou-nos a passar a projeto editorial um trabalho de formação realizado nos últimos dois anos sobre a patologia otorrinolaringológica associada ao envelhecimento.
Após uma abordagem inicial, em que se discute de forma global o tempo do envelhecimento, o livro divide-se numa série de capítulos onde se debate um conjunto de temas específicos da otorrinolaringologia e do envelhecimento, como é o caso da perda da audição ou das perturbações do equilíbrio, a disfagia, a disfonia, as perturbações do gosto ou do olfato, as várias patologias nasossinusais, assim como toda a patologia tumoral com grande incidência na população idosa.
Ao longo de todo o livro há uma preocupação constante em aprofundar o porquê das queixas próprias deste grupo populacional e, simultaneamente, em apresentar propostas concretas de prevenção e de tratamento para as diferentes situações clínicas.
Esperamos que possa ser um importante instrumento de trabalho para os médicos Otorrinolaringologistas e de outras especialidades que se interessam pelos problemas do envelhecimento, bem como para todos os profissionais de saúde que trabalham nesta área.
Coordenador: José Saraiva