Sinopse
Baseado na constatação de que o modo tradicional de fazer pedagogia ainda é uma realidade, este livro desconstrói a forma transmissiva para construir o modo participativo na educação. Os autores propõem que se dialogue com a história para construir o Presente e o Futuro. Sumário - 1. Pedagogia (s) da infância; reconstruindo uma práxis; 2. Froebel - uma pedagogia do brincar para infância; 3. John Dewey - inspirações para uma pedagogia da infância; 4. Maria Montessori - uma mulher que ousou viver trangressões; 5. Maria Montessori - infância, educação e paz; 6. Freinet e pedagogia - uma velha idéia muito atual; 7. Célestin Freinet; trabalho, cooperando e aprendizagem; 8. As contribuições da teoria de Piaget para a pedagogia da infância; 9. Vygotsky - uma abordagem histórico-cultural da educação infantil; 10. Brincadeiras e narrativas infantis - contribuições de J. Bruner para a pedagogia da infância; 11. Loris Malaguzzi e os direitos das crianças pequenas; 12. Anônimo do século XX - A Construção da pedagogia burocrática.