Sinopse
Este livro é um convite a uma reflexão mais ampla sobre a pesquisa qualitativa na área de Administração. Enquanto coletânea, não se reduz a um agrupamento de textos, mas representa a expressão do esforço de um grupo de estudiosos sobre o tema, tanto no sentido de articulação e debates quanto no sentido de concepção e pesquisa.
O livro está estruturado em três partes. A Parte I está composta por quatro capítulos que, juntos, refletem os conhecimentos e reflexões de autores brasileiros, expressão da academia nacional. A Parte II trata dos métodos utilizados, como: Fenomenologia, Etnografia, Etnometodologia, Grounded Theory, Pesquisa-ação, Pesquisa Histórica e Estudo de caso. Cada um destes capítulos está organizado em três eixos, sendo: a) aspectos conceituais e de aplicação; b) resultados de uma pesquisa bibliométrica sobre o uso do método no Brasil no período de 2001-2010; e c) um texto com recomendações e sugestões para o uso dos métodos, construído com base em entrevistas realizadas com pesquisadores experientes.
A Parte III é composta por dois capítulos cujo objetivo é gerar reflexões e contrapontos. O primeiro trata da ética na pesquisa qualitativa e o segundo texto versa sobre a própria essência da abordagem qualitativa, pois academia é constante questionamento, e pesquisa é academia.