Sinopse
O texto que se encontra nas páginas deste livro mostra que a avaliação no ensino superior pode (e deve) ser entendida como uma estratégia para ajudar os alunos em suas dificuldades de aprendizagem, como um parâmetro para tomadas de decisões e como um recurso fundamental para a gestão de um processo de ensino-aprendizagem que seja eficaz.
Inge R.F. Suhr trata desse assunto, levantando primeiramente questões como: O que é avaliar? Qual tem sido o papel da avaliação no ensino superior? Quais os novos rumos para a avaliação? A partir disso, traça um panorama histórico desse tema até chegar aos dias de hoje. Discute também os aspectos negativos do processo avaliativo e, por fim, aborda, detalhadamente, qual a real função da avaliação para esse ensino, apontando novos rumos para se concretizar um processo avaliativo significativo.
Apesar de muitos estudos e propostas em torno dessa questão, esta obra procura trazer algo a mais. Objetiva mostrar que a avaliação pode se tornar uma ferramenta importante quando usada como meio para uma reflexão sobre as práticas empreendidas.