Não deixe seus livros parados na estante. Troque seus livros com 200 mil leitores. Participe!

CADASTRE-SE

RETÓRICA, ESCRITA E AUTORIA NA ESCOLA

Luiz Antonio Ferreira
(0) votos | (0) comentários

Sinopse
A retórica, mesmo em suas formas mais primitivas, tem sido utilizada como instrumento, desde que existe a linguagem humana, para transcender a mera descrição utilitária do que se percebe como realidade. Assim como a própria humanidade cresceu com a retórica, a escola, central para a formação e para o crescimento, usa-a retórica mesmo inconscientemente. Os textos que compõem esse livro, de autoria dos pesquisadores do Grupo de Estudos Retóricos e Argumentativos – ERA, exploram a retórica na escola nesse tempo de grandes transformações em que vivemos. No artigo de abertura, Aidil Navarro e Fernanda Sbroggio discorrem sobre perspectivas retórico-argumentativas para o processo de ensino-aprendizagem de leitura e escrita no ensino básico. No percurso apresentado, as contribuições da sociorretórica incluem sobretudo dois pontos: a constituição do auditório pelo professor e a contextualização do espaço comunicativo no trabalho com o texto. Essas duas ações localizam o momento da escrita ou da leitura, orientam o processo, fazem surgir compreensões e percepções necessárias ao exercício e não subtraem do estudante o papel da criação.

Categoria
Editora Blucher
ISBN-13 9788580393651
ISBN 8580393655
Edição 1 / 2018
Idioma Português
Páginas 196
Estante 0  0  0   0
Sua estante
6% chance de ser solicitado

CADASTRE-SE


AVALIAÇÃO DO LEITOR
Já leu o livro? Comente!

Quero comentar sobre este livro