Não deixe seus livros parados na estante. Troque seus livros com 200 mil leitores. Participe!

CADASTRE-SE

SER PROFESSOR E DIRIGIR PROFESSORES EM TEMPOS DE MUDANÇA

Jeronimo Garca?a Ugarte , Lourdes Bazarra , Olga Casanova
(0) votos | (0) comentários

Sinopse
'Ser professor e dirigir professores em tempos de mudança' é um grande ensaio sobre a educação como tarefa de humanização. Numa primeira parte os autores nos oferecem o que poderíamos chamar de arquitetura dos sonhos. Entendendo por sonhos essa capacidade que possuímos todos nós, seres humanos - e, mais concretamente, os educadores -, para imaginar e projetar o futuro e, por sua vez, construí-lo, conscientes de que o mundo está por fazer e de que sempre existe a possibilidade do melhor. Uma arquitetura dinâmica e aberta ao questionamento, ao diálogo, à escuta; e, sobretudo, uma arquitetura na qual os tradicionais termos programação, projeto, estratégias ou currículo se fundem com outros, sem dúvida mais importantes; paixão, desprendimento, alegria, ternura, entusiasmo ou esperança.Estabelecida dessa forma a prioridade do educador como sujeito, em relação a toda a estrutura escolar, os autores nos oferecem o que, neste caso, poderíamos chamar a arquitetura de uma missão compartilhada. É a arquitetura de um projeto comunitário de solidariedade e de esperança no qual confluem os sonhos compartilhados dos professores e professoras que trabalham em uma mesma escola, dinamizados, todos eles, por uma equipe de direção cuja função essencial é o apoio, o estímulo e a motivação do professorado.Na busca de um novo modelo de direção, analisam-se os novos processos de comunicação de que hoje dispomos, sem esquecer a empatia que persiste como alma de toda comunicação. Discute-se a questão do trabalho em equipe, o papel da liderança e o clima que deve predominar na escola. A obra se conclui com uma bela síntese em torno da idéia da educação como tarefa de humanização, que esteve sempre presente através do desenvolvimento do tema, e com preciosas indicações bibliográficas, divididas em quatro seções; direção, ser professor, educação em geral e temas vários.

Categoria
Editora Paulinas
ISBN-13 9788535617429
ISBN 8535617426
Edição 1 / 2007
Idioma Português
Páginas 272
Estante 0  0  0   0
Sua estante
2% chance de ser solicitado

CADASTRE-SE


AVALIAÇÃO DO LEITOR
Já leu o livro? Comente!

Quero comentar sobre este livro