Sinopse
"Espera-se que o divórcio entre sexo e reprodução - que está hoje em andamento - torne-se completo na primeira metade do século XXI. O resultado será uma maior liberdade sexual e uma amplitude cada vez maior de opções reprodutivas"
Robin Baker
Quando as crianças do futuro perguntarem de onde vêm os bebês, "da internet" pode ser a resposta correta. Provocativo e muitas vezes chocante, SEXO NO FUTURO, de Robin Baker, examina como os avanços nas tecnologias reprodutivas irão transformar o comportamento humano.
Partindo de situações fictícias seguidas de discussões teóricas, o professor de zoologia Robin Baker examina sua bola de cristal sociobiológica e sugere como será a reprodução no futuro e os impactos que as novidades na área da genética poderão causar à nossa sociedade.
Segundo Baker, as novas técnicas de reprodução assistida correspondem a uma verdadeira revolução social. A fertilização in-vitro e a barriga de aluguel podem significar não só o fim da infertilidade mas também, o fim da necessidade de homens e mulheres se relacionarem sexualmente com fins reprodutivos. O autor ressalta ainda que o armazenamento de óvulos e esperma humanos mostram que, literalmente, já existe um mercado genético, com oferta, procura e - pasmem - até promoções.
Neste admirável mundo novo, sexo, amor e reprodução estarão definitivamente divorciados e o conceito de heterossexualidade perderá praticamente o sentido. A concepção de uma criança será feita de forma muito mais precisa e filhos de casais homossexuais e pais solteiros serão uma realidade.
SEXO NO FUTURO desperta para um futuro que a cada dia parece mais próximo e com este cenário onde ter bebês independerá de haver sexo, ele nos provoca adiantando que a atividade sexual se restringirá a motivações meramente "recreativas", a reprodução se tornará puramente clínica e só os que não puderem pagar por esses serviços optarão por ter filhos à moda antiga.
Robin Baker foi professor de Zoologia e estudou o comportamento sexual humano na Escola de Ciências Biológicas da Universidade de Manchester de 1989 a 1996. Publicou Guerra de esperma e Baby wars. Vive em Manchester, na Inglaterra e tem cinco filhos. Publicou mais de uma centena de artigos científicos e concedeu palestras em diversas conferências internacionais. Suas idéias controversas ganham cada dia mais espaço em todos os veículos de comunicação ao redor do mundo
"Um livro definitivamente provacante."
Amazon