SOCIOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO
Diversos
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Sinopse
Desde o Antigo Testamento, a cultura do povo judeu ou da nação de Israel sofreu enormes influências dos povos pelos quais tiveram contato. Com a cultura egípcia, podemos destacar, por exemplo, a escrita através dos hieróglifos. Além disso, a atuação dos hicsos, governantes semitas que ao proteger a vida de José, o filho de Jacó/Israel, que possibilitou o crescimento do povo hebreu em terra estrangeira. No domínio assírio, destaca-se a influência da escrita cuneiforme e sua majestosa arquitetura. No ano de 745 a. C., quando Tiglate Pileser III invadiu Israel (reino norte) e forçou o pagamento de tributos, muitas famílias vieram de outros lugares para habitar a região esta região o que não deixou de influenciar o povo de Israel, enquanto que o reino do sul (Judá) uniu-se à Assíria, permanecendo leal a ela até a sua derrota pelos babilônios no ano de 612 a. C.Os sumérios, por sua vez, já habitavam a babilônia antes mesmo de Abrão. Aqueles, considerados artesãos babilônicos, vão influenciar a cultura hebraica com suas artes que se destacavam na confecção das jóias em ouro fino e prata até armas de bronze e cobre e estátuas. Já o Império Persa, considerado antes como povo nômade e também grandes artesões, com os reinados de Ciro e Dario, o povo hebreu pôde retornar a seus países (Israel) e, consequentemente, permitiu-se o uso e, por isso, o fortalecimento do aramaico como língua diplomática do império. Com a expansão do Império Persa, Alexandre, o grande preocupou-se em helenizar os povos conquistados, o que, de fato, corroborou para o desenvolvimento das práticas e crenças religiosas e estabeleceu-se, assim, a Koiné grega, considerado o idioma comum em todo império. Este idioma é, pois, o dialeto do Novo Testamento usado pelos evangelistas e apóstolos para expressar a fé cristã.No domínio grego, dá-se ênfase a trajetória de Alexandre, o Grande. Após a sua morte, o seu reino, estendido da Macedônia, envolvendo todo o império persa, passa a ser divido por 4 de seus generais. Esse período é marcado por grandes conseqüências na área política (aliança do poder judeu com os Lágidas/Ptolomeus), na área social (acordos dos poderes), e, na área cultural, cujo destaque se dá ao rompimento com a Torá. É nessa época que se inicia a cobrança de impostos exploratória no Templo de Israel. O período de dominação dos Selêucidas é de 198 a 128 com o último rei selêucida, passando, em seguida, o domínio a ser controlado pelos Antíocos. Em 167, acontece a derrota dos Macabeus. Em 178, Simão denuncia o acúmulo muito grande de dinheiro no Templo que passa a ser fiscalizado. Nesse mesmo ano, Antíoco entra em Jerusalém e edita um decreto que suprimia a circuncisão, o sábado, as festas e a pureza alimentar dos judeus, implantando culto aos deuses gregos, a exemplo de Dionísio e Zeus. Em 164 Judas Macabeus conquista Jerusalém e, em 161, faz aliança com Roma, morrendo em 160.