SOCIOLOGIA DOS MEDIA
Remy Rieffel
(0) votos | (0) comentários
Sinopse
"Os media favorecem a manipulação da opinião", "as crianças que veem televisão em excesso têm mau aproveitamento escolar", "a televisão decide as eleições". A influência dos media nas sociedades contemporâneas é um assunto particularmente sensível e que divide opiniões. O fato de utilizarmos o rádio e a televisão no nosso cotidiano, de lermos um jornal ou uma revista, de recorrermos à internet ou ao telemóvel, dá-nos o direito de emitir um juízo sobre os media e o papel que desempenham na sociedade. A verdade, no entanto, é que nada mais enganador há do que impressões ou juízos espontâneos. A sociologia dos media tem precisamente por objetivo distanciar-se do senso comum, afastar-se do terreno por ela estudado com vista a melhor compreender os fenômenos observados. Assim, este livro fornece dados e pistas de reflexão sobre o impacto dos meios de comunicação na vida política, social e cultural, sobre a emergência de uma opinião pública, sobre as técnicas de propaganda e de publicidade. Além disso, analisa os comportamentos dos que produzem a informação, os jornalistas, e dos que a recebem, os públicos dos media tradicionais e das novas tecnologias da informação e da comunicação.