Sinopse
O objetivo principal do livro é descrever como as informações e os conhecimentos podem contribuir nos processos decisórios dos gestores e clientes (usuários de informática) que, para realizar suas atividades, utilizam as emergentes tecnologias disponíveis no mercado, tais como softwares ERP, BI, SAD e EIS, Banco de Dados, Data Warehouse, Inteligência Artificial, Data Mining, Sistemas de Telecomunicação, Internet e outras.
Está transcrita nesta obra grande parte da experiência em informática e em gestão da tecnologia da informação dos autores.
O livro está dividido em cinco partes: Empresa e sistemas; Tecnologia da informação; Papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas; Processo de desenvolvimento e de implantação de sistemas de informação empresariais; Integração, alinhamento, qualidade e divulgação da informação, do conhecimento e da inteligência nas organizações.
As principais atualizações estão relacionadas com os conceitos e com as aplicações do alinhamento entre estratégias e tecnologias, da inteligência empresarial (organizacional), com as características e modelos de informações oportunas e dos conhecimentos personalizados nas organizações privadas e públicas. Contém capítulo que enfatiza a Fase Zero de Projetos de Sistemas de Informação e a gestão e continuidade de Projetos de Tecnologia da Informação (PMI, ITIL e COBITTM).