Sinopse
Este livro trata de tópicos da História da que são importantes para professores do Ensino Básico. Analisamos a história de ideias e ferramentas centrais, como sistemas de numeração, frações, geometria, trigonometria, resolução de equações, logaritmos, plano cartesiano, funções, números reais e números complexos. Além disso, abordamos aspectos da história do cálculo infinitesimal que, mesmo não sendo ensinados diretamente, podem contribuir para aprofundar a visão dos professores sobre a . O objetivo é fornecer meios para que esta disciplina não seja apresentada como um saber pronto, pois não se desenvolveu simplesmente por meio do encadeamento de teoremas. A se construiu a partir de problemas. Analisamos alguns destes problemas, sem evitar seu lado técnico, a fim de mostrar como surgiram alguns dos conceitos apresentados aos estudantes. Ao compreendermos para que seus objetos foram definidos, seus métodos foram inventados e seus teoremas foram demonstrados, poderemos atribuir sentindo mais amplo aos conteúdos matemáticos que ensinamos. Este livro trata de tópicos da História da que são importantes para professores do Ensino Básico. Analisamos a história de ideias e ferramentas centrais, como sistemas de numeração, frações, geometria, trigonometria, resolução de equações, logaritmos, plano cartesiano, funções, números reais e números complexos. Além disso, abordamos aspectos da história do cálculo infinitesimal que, mesmo não sendo ensinados diretamente, podem contribuir para aprofundar a visão dos professores sobre a . O objetivo é fornecer meios para que esta disciplina não seja apresentada como um saber pronto, pois não se desenvolveu simplesmente por meio do encadeamento de teoremas. A se construiu a partir de problemas. Analisamos alguns destes problemas, sem evitar seu lado técnico, a fim de mostrar como surgiram alguns dos conceitos apresentados aos estudantes. Ao compreendermos para que seus objetos foram definidos, seus métodos foram inventados e seus teoremas foram demonstrados, poderemos atribuir sentindo mais amplo aos conteúdos matemáticos que ensinamos.