Sinopse
Neste livro, as professoras e educadoras Sônia Lucas e Stelamaris Cabral apresentam questões e reflexões que, no percurso de suas trajetórias profissionais, solicitaram o um olhar mais apurado: as violências nas escolas.
Contando com grandes experiências na vida cotidiana escolar as autoras percebem as deficiências que degradam a escola e as transformações sofridas na interação das pessoas que circulam em seus espaços (alunos e profisionais).
O ambiente retratado nesta obra é a escola, cujas relações relações precisam ser repensadas. O foco gira em torno dos jovens brasileiros que precisam da companhia e orientação de seus professores no caminhar de suas vidas em sociedade. O objetivo é aprender a lidar com as violências nas escolas e vencê-las, pelo diálogo, pela via da tolerância e do amor.
Nesse sentido, as autoras não se limitam à escola “de concreto”, mas àquela vista como mediadora dos processos de ensino e aprendizagem, que ao longo dos anos sempre fez parte de nossas vidas, que está guardada em nossa memória e na de todos que foram por ela tocados, e que, na atualidade, vê-se inundada por uma avalanche de violências.