Priscilla akao Mori
Resenha de leila gonçalves: Romance Épico
Publicado originalmente em 1958, "Exodus" é um romance épico, de quase setecentas páginas, escrito pelo americano Leon Uris. Sua história apresenta a formação do Estado de Israel desde o surgimento do Sionismo no século XIX até a independência do país em 1948.
Essa conquista é apresentada como um milagre sem paralelo na história da humanidade. Afinal, trata-se do ressurgimento de uma nação após dois milênios de dispersão, afligida por abusos, humilhações, torturas e assassinatos.
Seu tema rendeu muitas críticas por conta da parcialidade como é tratado. No entanto, é inegável a importância do livro, que ajudou a formar uma imagem positiva de Israel especialmente nos Estados Unidos e até mesmo na União Soviética onde, proibido, chegou a circular clandestinamente.
Sem dúvida, grande parte desse êxito deve-se a Uris ser um soberbo contador de histórias, capaz de tornar a leitura inesquecível. Por sinal, a narrativa foi adaptada para o cinema em 1960 com direção de Otto Preminger. Paul Newman rouba a cena no papel do líder da resistência, Ari Ben Canaan, entretanto, foi Sal Mineo como Dov Landau, um emigrante judeu, quem abocanhou o Oscar na categoria de melhor ator coadjuvante.
O escritor possui mais dois grandes sucessos: "Mila 18", que aborda a ocupação nazista na Polônia, e "Topázio", sobre as crise dos mísseis em Cuba. Infelizmente, até o momento, ambos estão restritos a sebos.
"Nossa única arma é nossa vontade de morrer." (Ari Ben Canaan)
Obrigado pela dica! Já estou procurando (faltam-me os créditos . . .)! -
Ariovaldo
comentar