Ronaldo Coutinho pereira
Livros com histórias que se passem em Porto Alegre. Alguma dica?

Recomendações

Sinopse
Depois de alugar um apartamento vazio no centro de Porto Alegre, um homem de cerca de 25 anos gasta os dias olhando a cidade pela janela, bebendo cerveja e caminhando pela vizinhança. Até que um cachorro aparece em sua porta, e uma modelo chamada Marcela entra em sua vida. O impasse do narrador pode apresentar a dificuldade de escolher entre um cotidiano cheio de privações, mas sem riscos emocionais, e as possibilidades dos afetos.


Ronaldo Coutinho pereira
Inspirou o filme ''CÃO SEM DONO''.

Depois de alugar um apartamento vazio no centro de Porto Alegre, um homem de cerca de 25 anos gasta os dias olhando a cidade pela janela, bebendo cerveja e caminhando pela vizinhança. Até que um cachorro aparece em sua porta, e uma modelo chamada Marcela entra em sua vida. - Ronaldo
comentar

Sinopse
Este livro da gaúcha Leticia Wierzchowski mostra a Guerra dos Farrapos, ou Revolução Farroupilha (1835-1845) - a mais longa guerra civil do continente -, e suas conseqüências sobre o destino de homens e mulheres. O líder do movimento, General Bento Gonçalves da Silva, isolou as mulheres de sua família em uma estância afastada das áreas em conflito com o propósito de protegê-las. A guerra começou a se prolongar, a vida daquelas mulheres transformou-se para sempre. As complexas razões da luta dos l ...


Cristiane Silva de oliveira
Este não se passa em Porto Alegre mesmo, embora tenha algumas passagens. Mas é contado sobre algumas cidades do Rio Grande do Sul. É um romance muito lindo, recomendo.

comentar

Sinopse
Com um estilo inigualável, Simões Lopes Neto (1865-1916) impõe-se como um dos grandes nomes da literatura rio-grandense. Sua contribuição estende-se à literatura brasileira, pois vê a questão do regionalismo sob uma outra ótica; aproveita-se da passagem típica, do linguajar pitoresco, da construção das personagens para construir seu regionalismo. Porém, o elemento marcante de sua obra é a exploração dos conflitos vivenciados pelo gaúcho que, afinal, são situações paradigmáticas experimentadas por ...


Ronaldo Coutinho pereira


comentar

Sinopse
"A reconstituição do passado mescla-se com perfeição à trama ficcional, de modo a criar uma narrativa que nos prende pela autenticidade e nos arrasta pela fantasia."


Priscilla akao Mori


comentar

Sinopse
A Partir de um Caso de Canibalismo Registrado em Porto Alegre, em Meados do Seculo Passado, o Historiador Decio Freitas faz uma Reflexao Contundente Sobre o ser Humano.


Marisa K. marques
Décio Freitas escreveu sobre os crimes que aconteciam em um açougue ao pé da escadaria da Rua Fernando Machado, no centro de Porto Alegre. Recomendo.

comentar

Sinopse
Este é um livro dirigido para crianças em idade escolar, já bem alfabetizadas, na linha realista da literatura infantil brasileira. A narrativa, em linguagem coloquial e muitas vezes líricas, estrutura-se em dois níveis principais, masgistralmente entretecidos (...)


Ronaldo Coutinho pereira


“...Ao nível da fábula, conta-se a história de Tiziu, Socó e Tonho, jornaleiros que encontram uma tartaruga roubada de sua ilha no Guaíba. Adotam-na, mostram-lhe a cidade de Porto Alegre, seu trabalho e a favela onde moram. Os temas ressaltados são liberdade, justiça, amizade e respeito à ecologia, num sentido so­cial. A narrativa segue o estilo e a linha de imaginação infantil.” (Texto da apresentação do livro por Maria da Glória Bordini.) - Ronaldo
comentar

Sinopse
No interior do Rio Grande do Sul, na pacata família Tratskovsky, nasce um centauro: um ser metade homem, metade cavalo. Seu nome e Guedali, quarto filho de um casal de imigrantes judeus russos. A partir desse evento fantástico, Moacyr Scliar constrói um romance que se situa entre a fábula e o realismo, evidenciando a dualidade da vida em sociedade, em que é preciso harmonizar individualismo e coletividade. A figura do centauro também ilustra a divisão étnica e religiosa dos judeus, um povo perseg ...


Ronaldo Coutinho pereira


Achei que seria difícil, mas foi fácil encontrar livros que se passem em Porto Alegre. Não é toda a história, mas uma boa parte do "O Centauro no Jardim". - Ronaldo
comentar

Sinopse
Clarissa vem de uma cidadezinha do interior para estudar na capital, Porto Alegre, onde mora na pensão da tia Eufrasina. Acompanhando o olhar da jovem alegre e otimista, Erico Verrissimo narra o despertar da consciência do mundo em uma adolescente. retrata o cotidiano numa pensão familiar na Porto Alegre da década de 30 e, ao mesmo tempo, as convulsões do Brasil e do mundo naquele período.


Ronaldo Coutinho pereira


Encontrei esse, é muito bom. Muito gostoso de ler. - Ronaldo
comentar

Sinopse
O mundo mágico e requintado da aristocracia italiana, um jovem idealista, um velho sapateiro que quer mudar o mundo, o golpe de 1964, medos, festas, falências, conflitos de família, sonhos de um mundo sem exploradores nem explorados. Enfim, todo o talento e a magia de ficção de Moacyr Scliar estão neste A Festa no Castelo.


Ronaldo Coutinho pereira
Tem também esse que se passa parte em Porto Alegre. Recomendo.

comentar

Sinopse
Se você nunca ouviu falar do que acontece aos meninos de rua que somem, sem que ninguém saiba dizer, nem os passarinhos das praças, aonde foram parar, leia este livro. Ele é sobre crianças que não são como as outras crianças. É sobre essas crianças que ninguém olha de frente, que não têm quem as defenda de nada, cuja escola é a perversidade das ruas da cidade. É sobre gente pequena que não teve tempo de ser pequena - que passa fome e que muito cedo vira ladra. Mas não pense que você está diante d ...


Marisa K. marques
Capparelli, apesar de mineiro, foi professor da UFRGS e escreveu alguns livros sobre Porto Alegre, mais voltados aos jovens, mas é um excelente escritor e retrata bem a cidade em suas obras.

comentar

Sinopse
DUAS IGUAIS é um romance corajoso, que tematiza o amor homossexual sem recorrer a engajamentos ou a um manual de bons modos. Assim como o amor, o romance entre Clara e Ana é natural, espontâneo. Mas vai além. Situando o caso no contexto da comunidade judaica de Porto Alegre, Cíntia Moscovich revela um choque cultural, além do emocional. Enquanto Ana auto-exila-se em Paris, Clara penetra, pouco a pouco, nos umbrais do mundo adulto, complexo e sutil.


Marisa K. marques
Mais uma escritora que gosto, conforme vc pede.

comentar

Sinopse
O escritor e professor da UFRGS, Luís Augusto Fischer, propõe uma catalogação de expressões e palavras típicas de Porto Alegre, acompanhadas de explicações históricas ou folclóricas, sempre muito divertidas.


Marisa K. marques
Sim, Ronaldo, são muito livros e bons autores. Este é um clássico. Vale a pena também ler as poesias de Mário Quintana, que "viveu Porto Alegre" com paixão e lirismo.

comentar

Sinopse
Livro em bom estado Folguedos e jogos como a argolinha e as cavalhadas, danças e cantos como a chimarrita, o fandango, o sarrabalho, lendas como boitatá, cavalo encantado e o famoso Negrinho do Pastoreio, os festejos, congadas, o puxirum, os ternos de reis, o Divino, a poesia e as músicas poupulares, os adágios, as superstições, as plantas medicinais, tudo isso que faz parte das tradições da gente gaúcha, catalogado cuidadosamente por Augusto Meyer, aparece neste livro com indicações na Ordem ...


Tania Ogawa
interessante conhecer

comentar

Sinopse
Latino América - "Cheguei a conhecer velhos gaúchos de Chirapá e pé no chão, gente guapa na esquiva da lei e da miséria. Contrabandistas que passavam à noite sigilosos como sorros. Gente que falava uma mistura de espanhol com português, um portunhol que, ao invés de fazê-los binacionais, tornava-os estrangeiros nas duas pátrias."


Tania Ogawa
"Cheguei a conhecer velhos gaúchos de Chirapá e pé no chão, gente guapa na esquiva da lei e da miséria. Contrabandistas que passavam à noite sigilosos como sorros. Gente que falava uma mistura de espanhol com português, um portunhol que, ao invés de fazê-los binacionais, tornava-os estrangeiros nas duas pátrias"

comentar

Sinopse
1911. Porto Alegre. Dirigíveis gigantescos dominam o céu. Abaixo, o vapor cinzento dos bondes, das fábricas e dos estaleiros ao redor soma-se à fumaça dos charutos, dos cachimbos e das cigarrilhas. Vozes robóticas, barulho de hélices e maquinários misturam-se ao alarido do povo. De um Zepelin, desembarca Isaías Caminha, um jornalista carioca enviado à cidade para escrever uma matéria sobre o assassino em série Antoine Louison, que há poucos dias assombrava o local com um verdadeiro show de hor ...


Ronaldo Coutinho pereira
Incrível tem esse de ficção-científica também! kkkkk

comentar


Sua Recomendação




Todas as Perguntas Fazer Pergunta