Carla Soares
Este livro é simplesmente genial. Ele foi escrito por 3 escritores clássicos do século XIX que foram considerados dândis, ou talvez que sejam os próprios inventores do dândismo. O Dândi é uma espécie de cavalheiro ideal. Não são necessariamente da nobreza, mas vivem como tal - seja pelo refinamento estético, a riqueza de detalhes no seu vestir, mas também pelo seu refinamento intelectual. São avessos ao trabalho (que não seja "ser nobre"). Se você não conhece o dandismo, e curte moda, vai achar muito interessante. Dá pra pensar um monte sobre o dândismo nos dias de hoje (se é que ele é possível!)
Nesse livro, o melhor, pra mim, é o texto do Balzac. Ele traça que só existem 3 tipos de pessoa: as que trabalham (e levam uma vida ocupada); as que pensam (e levam uma vida intelectual); e as que não fazem nada (e levam uma vida elegante). Daí pra frente, ele só enaltece a beleza (e a estética da moda, claro) da vida elegante. É impagável!
Esqueci de dizer: apesar do nome "manual", esse livro não é, de jeito nenhum, um livro de "regras" de moda. Um dândi jamais se sujeitaria a isso! (um dândi é o próprio dono da regra!) -
Carla
comentar