Shei lane Chiarelli
Livros que se passam no século xix

Recomendações

Sinopse
Publicado em 1881, o primeiro romance do escritor maranhense é um libelo contra o preconceito racial. A questão abolicionista é tratada por meio de peripécias que acontecem em São Luís do Maranhão, na época a mais escravagista capital brasileira.


Cecília Silva
Bom enredo, nada tedioso. Panorama do Maranhão no último quarto do século e as sempre surpreendentes relações humanas.

comentar

Sinopse
Este é o único romance escrito por Oscar Wilde. Tem como ponto de partida a relação entre o jovem Dorian e seu retrato feito pelo pintor Basil. Certo dia, Dorian expressa a vontade de não envelhecer como seu duplo no quadro. A partir de então, quem envelhece é o retrato o que não torna mais simples a vida do jovem, que passa desenvolver relações violentas tanto com pessoas que o cercam quanto com o próprio retrato.


Carla Soares
É um clássico, mas não o recomendo por isso. Acho o livro muito interessante, daqueles que você não desgruda enquanto não acaba, e principalmente, dá pra pensar um bocado sobre os sentidos que damos ao nosso corpo no mundo contemporâneo. Nada mais atual.

comentar

Sinopse
O pai Goriot é um verdadeiro cruzamento de intrigas e de personagens. Além do personagem-título descrito por Balzac, deparamo-nos com um universo que abarca desde o submundo do crime — representado por um Vautrin misterioso e tentador —, até os toucadores das damas da alta sociedade. Mas o verdadeiro protagonista da ação é Eugène de Rastignac, jovem estudante provinciano almejando sucesso na sociedade parisiense que acaba de descobrir. Trata-se com efeito de um romance de formação no sentido mais ...


Bruno Boccia


comentar

Sinopse
Os Maias, de Eça de Queiroz (1845-1900), é considerado um dos maiores romances da língua portuguesa. É um impressionante painel da sociedade portuguesa da segunda metade do século XIX, com seus preconceitos, provincianismo, atraso social e político. Por outro lado temos um retrato da Europa progressista do final do século, um espelho do humanismo nascente em confronto com os primeiros passos da revolução industrial. Os Maias tem este pano de fundo. Picaresco e dramático, este grande romance escri ...


Estevao
o melhor da literatura portuguesa.

comentar

Sinopse
Considerado um dos maiores romances da língua portuguesa, Os Maias de Eça de Queirós, é o retrato de uma sociedade em busca de sua afirmação. Este romance se desenvolve em torno da história da família Maia, sua tradição, sua moral e os fatos de um passado recente. Adultério e desonra envolvem os personagens da aristocracia. Texto condensado enriquecido com notas explicativas, Biografia do autor e Bibliografia. Para ajudar na compreensão do texto este livro traz ainda um roteiro de leitura.


Carla Soares
Literatura portuguesa ímpar. Crítico mordaz da aristocracia e da sociedade portuguesa, Eça de queiroz nos permite pensar sobre vários matizes que o legado da cultura portuguesa deixou em nós brasileiros. A gente costuma pensar nesses livros clássicos como meio chatos, mas esse eu garanto que não é não. Pelo contrário. Li algumas obras dele enquanto morei em Portugal e foi genial. Esta é a que mais gostei.

Mas é muito bom mesmo :) Esse é dos poucos que eu já li mais de uma vez, já li análise, e vi a minissérie da Globo (que é muito bem feita!) - Carla
também recomendei esse! rs - Estevao
comentar


Sua Recomendação




Todas as Perguntas Fazer Pergunta